Lula não quer falar com Trump, só com os democratas Putin e Xi

Por qual motivo conversaria com um ditador igual ao líder dos Estados Unidos se pode falar com esses apóstolos da democracia?

Nos últimos dias, 3 telefonemas de Lula movimentaram o noticiário político: o que ele se recusa a fazer a Donald Trump, o que recebeu de Vladimir Putin e o que fez para Xi Jinping.

O presidente do Brasil tem completa razão: por qual motivo conversaria com um ditador igual ao líder dos Estados Unidos se pode falar com esses apóstolos da democracia que dirigem a Rússia e a China? Imagine como foram os diálogos. Eu imaginei.


Primeiro, com Putin:

Presidente Lula, como está tudo aí?
Camarada Putin, aqui em Brasília tá frii demais. Tamo precisano de seu calô, ô mano.
Senhor Lula, aqui o lugar mais quente é a Sibéria, que é pra onde a gente manda os adversários.
Aqui, eu tenho mandado praquele lugar…
O senhor é um gênio, dr. Lula. Fiquei sabendo que 2 milhões e 300 mil crianças brasileiras de até 3 anos de idade estão sem creche. Gênio, senhor Lula, gênio!

[risos gerais em russo e português]

Me tire uma durda: como os cumpaêro russo tão fazeno sem o Gugo?
Censuramos tudo, mas reconheço que sua ideia é melhor. Adaptei e mandei colocar num quadro a sua frase: “Se big techs não quiserem regulação, que saiam da Rússia”. Até porque já saíram.

Já falei para os meus ministros marcarem conferência com a equipe do Trump e, quando eles mandarem o link, o meu pessoal fazer igual o seu fez com o secretário de Tesouro norte-americano: fingir que não sabe quem é.

Falar em idade, aprovo o que seus aliados dos sindicatos aprontaram com os velhinhos. Determinei ao Fundo de Pensões, o INSS da Rússia, que tome o dinheiro dos aposentados, senão eles vão gastar tudo com remédio e remédio é droga. O senhor é minha inspiração.

A vearada daqui num sabe o que qué. Botei passage de avião a duzentos conto e só 1 e pouco pu cento que quis. Povin ingrato…
Pega esses que compraram as passagens e envia tudo pra cá.
O sinhô vai recepicionar ês em Moscou?
Não, vou mandar pra Sibéria.


Resumo da ligação de 1 hora de Xi, da China, para Lula:

Camarada Xi, vamo derrubar aquele agente laranja do Zistado Zunido?
Meu papo contigo é comercial e territorial. Como sempre, tentei, pelo método pacífico de apresentar propostas de revisão…

(trecho adaptado do Projeto Avalon, discurso de Hitler depois de invadir a Polônia, em 1939)

Ok, camarada.